Percepção dos riscos sobre o uso de agroquímicos entre os fumicultores e cebolicutores. Estudo de caso em Santa Catarina.

Percepção dos riscos sobre o uso de agroquímicos entre os fumicultores e cebolicutores. Estudo de caso em Santa Catarina. 
Junho-Outubro 2006

 

Equipe:
Coordenação: Julia S. Guivant. Equipe de pesquisa: Eduardo J. Moro, Helana Freitas, Julio O. Mandagarian, Denise Nunes e Felipe Mattos.

Alguns dos objetivos da pesquisa:

  1. Identificar e caracterizar o tipo de conhecimentos, o grau de entendimento e aceitação das informações recebidas e as percepções de risco em relação ao uso de agroquímicos entre fumicultores, visando identificar o papel da assistência técnica especializada.
  2. Analisar quantitativamente o uso de ingredientes ativos efetivamente usados pelos fumicultores (número de aplicações)
  3. Comparar os mesmos aspectos levantandos entre os fumicultores com os que apresentam os olericultores das mesmas regiões a serem pesquisadas. A importância deste grupo é a de ter o papel de referência, devido a  limitada ou completa ausência entre estes de assistência técnica especializada em campo.
  4. Levantar subsídios que permitam  melhorar a comunicação de riscos e um mais efetivo uso de agroquimicos e do equipamento de segurança a curto e médio prazo.

A amostra a ser entrevistada foi selecionada entre:

      • fumicultores na região do Alto Vale do Itajaí
      • olericultores na região do Alto Vale do Itajaí
      • fumicultores na região da Grande Florianópolis
      • olericultores na região da Grande Florianópolis
      • assistência técnica atuando na região do Alto Vale do Itajaí
      • assistência técnica atuando na região da Grande Florianópolis

Financiamento: Souza Cruz