Junho

02/07/2017 22:22

7º Simpósio Nacional de Ciência Tecnologia e Sociedade ESOCITE 2017

Os pesquisadores do IRIS Julia Guivant, Marília Luz e Paulo Fonseca estarão coordenando um GT no próximo ESOCITE.br que ocorrerá em Brasília, de 5 a 7 de Outurbro de 2017, sobre tecnologias de avaliação de risco. O prazo para envio de resumos é o dia 23 de julho.


A pós-doutoranda Marília Luz David, integrante do IRIS, foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política para concorrer ao prêmio de melhor tese em Ciências Sociais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e ao Prêmio Capes de Tese 2017. A tese intitulada “Certificação de alimentos e práticas científicas: o caso da Sociedade Brasileira de Cardiologia” foi defendida em 2016 sob orientação da profa. Julia Guivant e está disponível no link a seguir.


A tese de Maria Olandina Machado, GLIFOSATO: A EMERGÊNCIA DE UMA CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA GLOBAL, do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, foi escolhida para concorrer ao prêmio CAPES de melhor tese de 2016 na área interdisciplinar. A tese foi orientada pela Dr.ª Julia Silvia Guivant e co-orientada pelo  Dr. Adilson Francelino Alves. A tese está disponível no link a seguir:

OLANDINA, M. Glofosato: a emergência de uma controvérsia científica global. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis


Julia Guivant participou na Mesa de dialogo Sistemas alimentares resilientes para sociedades urbanizadas” no dia 19 de junho. A atividade fez parte da programação do “II Workshop Alimentos Saudáveis para o Campo e a Cidade”, realizado nos dias 19 e 20 de junho de 2017, no Auditório Nascente, Prédio Centenário do Campus Central da UFRGS. O evento foi uma atividade preparatória e de mobilização para a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada, que após duas bem sucedidas edições européias (2012 na Universidade de Wageningen na Holanda; 2015 na Universidade Roma Tre na Itália), será promovida pela UFRGS em 2018, aqui em Porto Alegre.


Resultado da chamada de candidatos para as duas vagas de bosa de graduação sandwich para 10 meses na Holanda

Os candidatos selecionados para as duas vagas da bolsa de graduação sandwich na Holanda foram os colegas Matheus Froner e Clara Alves, ambos graduandos do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Santa Catarina.