Junho

29/06/2015 17:20
11224177_1602921109988782_3729226930033332321_n

Caroline Stresser durante apresentação no FCCIAT

 

No dia 29 de junho ocorreu no Auditório do Centro Sócio Econômico (CSE), na UFSC, a reunião plenária do Fórum Catarinense de Combate aos impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT). a plenária contou a participação de mais de 50 representantes de diversas entidades e orgãos governamentais.Dando inicio a plenária a Promotora de Justiça Greicia Malheiros da Rosa Souza, secretaria executiva do Fórum, relatou sua participação no Fórum nacional de Combate aos impactos dos Agrotóxicos e falou sobre as ações que vem sendo tomadas em âmbito nacional. Na sequência ocorreram três breves apresentações de temas relacionados aos agrotóxicos e transgênicos. A primeira apresentação foi feita pela membra do IRIS  Caroline Finger Stresser sobre a mudança na rotulagem de produtos transgênicos. Em seguida o médico Pablo Moritz, do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina,  apresentou os impactos do glifosato na saúde humana. A terceira apresentação foi realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), com um breve histórico das ações que esta vem promovendo no que diz respeito a fiscalização dos agrotóxicos. Logo após os grupos temáticos apresentaram o trabalho que desenvolveram desde a última reunião plenária.


Entre 23 a 25 de Junho de 2015  houve na sede da Tractebel Florianólopis o IV Seminário Ética, Sustentabilidade e Energia. O evento contou com a Palestra “Inovando o Relacionamento com as Comunidades” do membro do IRIS, Dr. Alexandre Castro.

Dr. João Samarone em apresentação no CISTI’2015

Dr. João Samarone em apresentação no CISTI’2015

Entre 17 e 20 de junho o professor Dr. João Samarone Alves de Lima, integrante do Iris, participou da CISTI’2015 – 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação em Águeda, Aveiro, Portugal. A CISTI é um evento técnico-científico anual organizado pela Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI) em parceria com a Universidade de Aveiro e teve como objetivo a promoção de debates no domínio dos Sistemas e Tecnologias de Informação no espaço Ibérico, dinamizando a ligação entre a academia, a investigação, as empresas e a sociedade. No evento foi apresentado pelo integrante do Iris o artigo intitulado “Benefícios da Reciclagem do E-waste no Brasil: Estudo de Caso no Recife”.