Minicurso SEPEX-UFSC 2016

Minicurso “É possível comer com ciência? Como a sociologia pode nos ajudar a compreender a alimentação no século XXI”

Data e local:
20 de Outubro de 2016 – das 14h às 18h, na sala 110 do bloco D do CFH
Inscrições:

Descrição:
O minicurso será oferecido pela equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Risco e Sustentabilidade – IRIS. Os coordenadores serão os pesquisadores de pós-doutorado Paulo F. C. Fonseca e Marília Luz David, que irão apresentar, a partir de uma linguagem acessível, as linhas e resultados de pesquisas levadas a cabo no IRIS sobre as interfaces entre ciência e tecnologia, alimentação e sociedade. Serão discutidos diferentes aspectos da alimentação, como riscos alimentares, certificação de alimentos e regulação, bem como resultados de pesquisas recentes que podem auxiliar os participantes na análise e compreensão das práticas alimentares no século XXI.

Objetivo:
O objetivo geral do curso é informar a comunidade sobre algumas das perspectivas sociológicas sobre ciência, tecnologia e alimentação, incluindo ferramentas analíticas e resultados de pesquisas recentes que podem auxiliar a análise e compreensão das práticas de produção, regulação e consumo de alimentos na contemporaneidade. Os objetivos específicos são: 1) Discutir sobre como os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia auxiliam a compreensão sociológica das práticas alimentares no século XXI. 2) Apresentar os resultados de dois casos de estudos levados a cabo por pesquisadores do IRIS: a regulação transgênicos e as práticas de certificação do Selo de Aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 3) Discutir coletivamente sobre o papel do conhecimento técnico-científico na conformação das atuais cadeias de produção e consumo de alimentos, no que toca ao tratamento dos riscos, sustentabilidade e relações de confiança em sistemas peritos.

Público alvo:
O minicurso está aberto a discentes e docentes da UFSC e à comunidade mais ampla que tenha interesse por estes debates.

Conteúdo programático:
1. Introdução aos estudos sociais da ciência e tecnologia e práticas alimentares: abordagens e conceitos relevantes 2. Discussão de estudo de caso – Alimentos saudáveis: O Selo de Aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia 3. Discussão de estudo de caso – Transgênicos na nossa mesa: a atuação da CTNBio na regulação dos alimentos transgênicos 4. Debate final

Responsáveis pelo minicurso:
Paulo de Freitas Castro Fonseca e Marília Luz David

Vagas:
40