Sobre o IRIS
EMail

O IRIS foi criado em 2009 a partir da semente do NISRA (Núcleo Interdisciplinar em Sustentabilidade e Redes Agro-alimentares), que iniciou suas atividades em 2002. A transformação foi um passo importante devido à necessidade de focar melhor nos trabalhos realizados pelo crescente número de integrantes e que não se enquadravam tematicamente na proposta original do NISRA.

O IRIS, portanto, pretende seguir com as iniciativas do NISRA, focando agora mais precisamente nos múltiplos e complexos vínculos sociais entre riscos (ambientais, alimentares, tecnológicos), suas percepções, os desafios de sua governança e as estratégias de sustentabilidade. Estas temáticas visam ser executadas através de ensino, pesquisa, extensão, assessoria e análise, de forma interdisciplinar, na procura de constituir um pólo de reflexão e consulta, aglutinando e difundindo experiências, propostas, pesquisas, trabalhos diversos e publicações.

Também o Instituto se propõe aglutinar pesquisadores colaboradores de outros núcleos e deptos da UFSC assim como de outras instituições, de forma a estimular a realização de parcerias na organização de pesquisas, publicações e eventos. Entre as repercussões, o IRIS procura contribuir no fortalecimento no Brasil da área de sociologia ambiental. Para isto, diversas atividades do IRIS envolvem trabalhos que focalizem nas especificidades do Brasil na dinâmica da sociedade global de riscos.