A governança da nanotecnologia: como lidar com os desafios sociais, éticos, econômicos, e ambientais através do debate público

Um dos maiores desafios que se apresentam para a nanotecnologia é o de incorporar o debate público na raiz do processo que implicaria uma aprendizagem antes de fazer (learning before doing). Mas é esta uma proposta realista? Como e em que termos deve ser realizado este debate público? Quem deve participar? Como devem ser incorporados os questionamentos éticos e sociais no desenvolvimento da tecnologia? Como podemos relacionar o estado das propostas de debate público no contexto da União Européia e no Brasil? Quais são os perigos da nanotecnologia para a saúde humana e o meio ambiente sem um quadro regulatório apropriado? Quem controla a nanotecnologia e quem se beneficia? Quais são as implicaciones de monopolios de nanotecnología para o Brasil? Frente a novidade desta perspectiva, este projeto pretende contribuir desde a sociologia ambiental e a sociologia da ciência para, num diálogo interdisciplinar, poder delinear estratégias e métodos participativos, que permitam evitar as polarizações que caracterizaram o debate sobre transgênicos. Estes debates não envolveram os consumidores enquanto cidadãos com influência nos processos decisórios.

Período: 2004-2007 Prof. responsável: Julia Guivant Parceria com Prof. Phil Macnaghten (University of Durham, Reino Unido) Financiamento: CNPq (edital 13/2004)

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