Novas redes de alimentos orgânicos no Brasil: o caso dos clubes de consumidores e compras online

Novas redes de alimentos orgânicos no Brasil: o caso dos clubes de consumidores e compras online

Dra. Marilia Luz David

Bolsista Capes PNPD

Início: Agosto/2016 – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH (UFSC)

Resumo: Mais recentemente no Brasil, consumidores que quisessem adquirir alimentos orgânicos tinham como suas principais opções as feiras, supermercados ou lojas de produtos especializados. Contudo, outras modalidades de consumo de alimentos orgânicos têm surgido no país. A assinatura de “clubes” que entregam semanalmente cestas com produtos orgânicos e a compra destes alimentos pela internet surgiram como opções mais recentes. Estes arranjos compõem redes de abastecimento de alimentos orgânicos que circulam paralelamente aos supermercados. Como indica a literatura, novas maneiras de produzir, transportar, empacotar alimentos implicam em novas jornadas entre a horta e o prato (WARDE; KJAERNES; HARVEY, 2007). Minha proposta de pesquisa é a de analisar como estas redes funcionam e que novas dinâmicas de consumo e produção elas articulam. Estou interessada em questões sobre quais são os atores que compõem estas iniciativas, como funciona a produção desses alimentos, quais são as características das relações de confiança em relação aos produtores e aos alimentos que estes produzem. Esta pesquisa dialoga com o projeto Capes-Nuffic intitulado “Transformações globais no acesso a alimentos sustentáveis”, coordenado no Brasil pela profa. Dra. Julia Guivant, e que tem como interesse mais geral a análise de nichos de inovação e redes de abastecimento de alimentos sustentáveis.