Setembro

12/09/2018 17:04

Entre 17 e 21 de setembro de 2018 aconteceu em Porto Alegre a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb).

A profa. Julia Guivant integrou a Comissão Científica do evento e, juntamente a pesquisadores da Itália e China, participou do Simpósio Políticas Alimentares para Sistemas Sustentáveis e Consumo Responsável.

As integrantes do IRIS Andreza Martins, Marília Luz David e Krisciê Pertile Perini coordenaram com outros três pesquisadores o Grupo de Trabalho Processo de Qualificação de Produtos em Sistemas Agroalimentares: conceitos, disputas e valores em debate. O objetivo do GT foi reunir contribuições que discutissem processos de qualificação de alimentos em práticas de produção, consumo e certificação de produtos, buscando explorar como se formulam e quais são as implicações (ex. valorativas, econômicas, socioespaciais, culturais) de distintas definições de qualidades. As 21 propostas de trabalhos selecionadas para o GT investigaram como os diversos atores dos sistemas agroalimentares definem e caracterizam o que são, por exemplo, alimentos “saudáveis”, “sustentáveis”, “tradicionais”, “artesanais”, “coloniais”, etc.

Entre as propostas selecionadas para o GT, destaca-se o artigo das integrantes do IRIS, Nathalia Lima Pinto e Naína Tumelero, intitulado “Processados para preparar: a alegação de ‘natural’ nos rótulos dos “pratos para cozinhar” e o direito à informação em pauta”.


Convite:

Manuela de Souza Diamico, pós-doc do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas- PPGICH, e pesquisadora do IRIS, irá apresentar artigo no  I Seminário de Sociologia e Política da UFSC. O artigo “Alimentos industrializados como disseminadores do nutricionismo: uma análise da formação profissional dos engenheiros e cientistas de alimentos” será apresentado no GT 1 – Ciência, Saúde e Meio Ambiente.
Data: 20/09/2018
Horário: 14h-17h
Local – Sala 310 CFH