Junho

13/06/2018 14:30

Defesa da tese da pesquisadora do IRIS Nathalia Lima – Apetite por mudança: gastronomia e sustentabilidade em diálogo

No dia 09 de julho às 14 horas, a pesquisadora do IRIS Nathalia Lima defenderá sua tese: Apetite por mudança: gastronomia e sustentabilidade em diálogo.

A defesa será na sala de conferência 324 do CFH e convidamos à todos e todas para comparecerem.

A banca será formada por: Julia Guivant (presidente); Marília David (UFRGS), Janine Collaço (UFG) e Adilson Alves (UNIOESTE). Suplentes: Carmem Rial (UFSC), Paulo Fonseca (UFRB).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A seguir um resumo da tese:

A tese analisa o papel dos chefs como atores-chaves na construção de redes que trazem a existência uma versão sustentável da gastronomia. O fio condutor foi investigar as transformações nas práticas culinárias a partir de um enfoque na cozinha profissional. Inspirada pela teoria do ator-rede, teoria das práticas e teoria das transições, analisamos como esta nova forma de cozinhar promove o surgimento de novos arranjos e infraestruturas dentro do sistema alimentar. O trabalho de campo foi realizado na Holanda, Dinamarca e Brasil, onde visitamos mais de 30 restaurantes. Ao final, identificou-se um campo que se constitui contra o mainstream de industrialização alimentar com várias redes e sub redes altamente inovadoras. Contudo, estas redes carregam uma série de fraturas em seu interior, que mostram sua heterogeneidade devido suas múltiplas formas de interpretar a sustentabilidade.

 


Ciclo  de Diálogos Interfaces sustentáveis na produção e consumo de alimentos

Na última quarta-feira (dia 20), aconteceu a primeira mesa do Ciclo de Diálogos, cujo tema central foi “O acesso a alimentos sustentáveis: desafios globais e locais”, contando com a coordenação de Dra. Manuela Diamico (IRIS/UFSC), e com a participação de Prof. Dr. Oscar Rover (LACAF/ CCA/ PPGAgroecossistemas/UFSC), Vereador Marcos José de Abreu (Marquito) – Câmara Municipal de Florianópolis e da Doutoranda Mariana Oliveira Ramos (PGDR/UFRGS – ANAMA/Rede Ecovida).

 

Aproveitamos o ensejo para convidar a todos e todas para a segunda mesa de debates, nesta quinta-feira, dia 28, às 18:30, no auditório do CFH.


Ciclo de Diálogos Interfaces sustentáveis na produção e consumo de alimentos

Seguindo a proposta de reunir múltiplos atores envolvidos com a temática agroalimentar, na próxima quarta-feira, dia 20 de junho, ocorrerá a primeira atividade do Ciclo de Diálogos Interfaces sustentáveis na produção e consumo de alimentos. Atividade aberta que será realizada às 18:30 no Auditório do Bloco E no CFH, UFSC, Campus Trindade.
Título da mesa: O acesso a alimentos sustentáveis: desafios globais e locais.
Mesa: coord. Dra. Manuela Diamico (IRIS/UFSC)
Prof. Dr. Oscar Rover (Agroecossistemas/UFSC)
Vereador Marcos José de Abreu (Marquito) – Câmara Municipal de Florianópolis
Doutoranda Mariana Oliveira Ramos (PGDR/UFRGS – ANAMA/Rede Ecovida)
Local: auditorio bloco E – CFH
Horário: 18:30h Haverá certificados: inscrição no local
O ciclo de diálogos Interfaces Sustentáveis na Produção e Consumo de Alimentos é promovido pelo IRIS – Instituto de Pesquisas em Riscos e Sustentabilidade através do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH/ UFSC. Esse evento faz parte das atividades preparatórias para a III Conferência Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada, em setembro (17 a 21) na UFRGS, em Porto Alegre.
O objetivo central da III AgUrb é reunir múltiplos atores envolvidos com a Temática Agroalimentar para refletir e debater sobre novas estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos para o século XXI em sociedades cada vez mais urbanizadas.