Agosto

22/08/2016 14:37
Palestra KriscieNo dia 22 de agosto na Universidade de Caxias do Sul – UCS a pesquisadora do IRIS e Doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas Krisciê Perini foi umas das convidadas especiais da Semana Acadêmica das Ciências Sociais. Na ocasião a pesquisadora ministrou uma palestra intitulada “Entre tradição e modernidade: comidas de rua e food trucks”, no qual traçou o histórico destas atividades, demonstrando suas diferenças e propondo uma distinção entre comida de rua e comida na rua (respectivamente), para a partir disso abordar as mudanças sociais que levaram ao aumento da prática do comer fora. O auditório do evento estava completamente lotado o que possibilitou, após a explanação, questionamentos e trocas com os alunos a respeito da temática.

Ciclo de estudos: Ciência, Tecnologia e desafios na contemporaneidade

A ciência e a tecnologia sãcartaz ciclo de debateso ubíquas nas dinâmicas sociais da contemporaneidade. Se por um lado ciência e tecnologia são cotidianamente apresentadas como panaceia para os grandes desafios sociais, econômicos e ambientais das populações globais, por outro, são cada vez mais visíveis suas possíveis implicações indesejáveis. É crucial, para o cientista social contemporâneo, uma compreensão adequada sobre como o conhecimento e sociedade são coproduzidos nas mais distintas dimensões da ação.

O grupo está aberto a discentes e docentes da UFSC e à comunidade mais ampla que tenha interesse por estes debates. As discussões serão moderadas pela profa. Dra. Julia Guivant e pelos pós-doutorandos do IRIS Paulo Fonseca e Marília Luz David a partir de material previsto e disponibilizado previamente. O primeiro encontro ocorrerá no dia 25/08 e servirá para uma apresentação inicial e definição coletiva das próximas reuniões.

Local: Sala de Reuniões da Pós-Graduação em Sociologia Política (CFH) – 14h

Contato: irisufsc2016@gmail.com