Agosto

10/08/2015 09:40

unnamed (4)No dia 31 de agosto teve  lugar o encontro do Fórum contra os impactos dos agrotóxicos e transgênicos (FCCIAT), realizada na OAB as 14h com significa presença dos membros. A pauta incluiu: 1. Aprovação da Ata da Plenária do dia 29.6.2015; 2. Informes; 3. Proposta Coordenação do FCCIAT; 4. Aprovação do Regimento das Comissões; 5. Apresentação dos objetivos do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; 6. Apresentação e votação da Moção referente a Contratação Engenheiros agrônomos para serviços de fiscalização agrotóxicos pela CIDASC, Empresa pública responsável por este trabalho no Estado.Aprovação dos encaminhamentos da Comissão de Segurança Alimentar, notadamente quanto a solicitação de cópia do procedimento administrativo que trata do novo Decreto de Agrotóxicos em trâmite na Secretaria de Agricultura; 8. Aprovação de Nota de Repúdio a ser encaminhada aos Senadores sobre Projeto de Lei da Câmara n. 34, do Deputado Luis Carlos Heinze, que altera a Lei n. 11.105, de 24 de março de 2005, sobre a alteração na rotulagem dos transgênicos; 9. Aprovação de seminário sobre impactos dos agrotóxicos e comissão organizadora; 10. Relato sobre a lei que proíbe a capina química no estado de SC e a necessidade de sua manutenção; 11. Assuntos Gerais Também foi votada, entre outros temas, a proposta de nova Coordenação do FCCIAT, elaborada e acordada anteriormente entre o Coordenador, a Vice Coordenadora e a Secretária Executiva do FCCIAT, a qual conferiria a Coordenação do Fórum ao Ministério Público, a Vice Coordenadoria à OAB e a Secretaria Executiva à UFSC, representada pela Dra.Guivant. A ata completa da reunião poderá ser consultada no blog do fórum.


9781138891821Foi lançado neste mês de agosto o livro Governing Agricultural Sustainability: Global lessons from GM crops, editado por Phil Macnaghten e Susana Carro-Ripalda. O livro trata sobre como os cultivos transgênicos são vistos por seus defensores como um componente-chave do futuro da agricultura mundial e como parte da solução para a pobreza e a fome no mundo, contudo esta não é uma visão uniforme e nem universal: os cultivos são marcados por muitas controvérsias e comumente apresentam uma regulação inadequada e tendenciosa.

Este livro tem como objetivo compreender essas dinâmicas envoltas a produção de alimentos transgênicos ao analisar o impacto das culturas geneticamente modificadas em diversos contextos e as suas potencialidades para contribuir para futuros agrícolas sustentáveis. A Parte 1 baseia-se em pesquisas de três potências emergentes globais – Brasil, Índia e México – explorando os pontos de vista dos cientistas, agricultores e consumidores. Usando um diversificado leque de metodologias etnográficas e qualitativas, o livro examina a dinâmica que têm apoiado a controvérsia em três diferentes contextos geopolíticos, a maneira como se deram os enquadramentos institucionais dominantes estreitamente alinhados com os interesses das elites, e as múltiplas formas de resistência local através de práticas e materiais simbólicos. A Parte 2 compreende uma série de 11 artigos curtos de importantes cientistas sociais que pretendem responder à questão de como desenvolver um quadro político para a inovação responsável e sustentável, socialmente justa e culturalmente apropriada nas tecnologias agrícolas que utilizam cultivos geneticamente modificados.

O capítulo 3  “An Analysis of the GM Crop Debate in Brazil” by Julia S. Guivant and Phil Macnaghten é resultado da pesquisa realizada no Brasil, liderados pela Dra. Guivant na qual participaram diversos membros do IRIS, especialmente Adilson Alves, Laura Guerrero e Naira Tomiello, com apoio de Ricardo Paes, Marília David e Denise Nunes.


21 de Agosto: Muito nos alegramos com a noticia que o convenio Capes/Nuffic coordenado pela Dra. Guivant na UFSC e pelo Dr. Gert Spaargaren da Wageningen University (Holanda) foi aprovado e entrará em vigência em 2016.

20 a 21 de Agosto: a Dra. Guivant participou do comité de premiação da Capes de melhor tese de doutorado em Sociologia. Resultados aqui.

Entre os dias 26 e 28 de agosto de 2015, o pesquisador do IRIS Adilson Francelino Alves participou do III Congreso Latinoamericano de Ciencias Sociales (www.flacso.edu.ec/congreso/inicio/info.flacso) realizado no Equador. O evento foi organizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). A Flacso é um organismo internacional autônomo e de natureza intergovernamental, fundado em 1957 pelos Estados Latino-Americanos.  O III congresso da Flacso reuniu pesquisadores do mundo todo que apresentaram pesquisas de alto nível em diversas áreas das ciências sociais. Além da participação no evento, o pesquisador do IRIS iniciou conversas para o estabelecimento um acordo de cooperação com a FLACSO-Equador.