Maio

26/05/2015 17:14

 

Professores Pedro Jacobi,   Julia Guivant e José Luiz Cerveira.

Professores Pedro Jacobi, Julia Guivant e José Luiz Cerveira.

De 17 a 20 de maio ocorreu o 7º Encontro Nacional da Anppas na Universidade de Brasília (UNB), em Brasília. No dia 20 de maio, no Auditório 1 da Faculdade de Saúde (FS1), a Professora Julia Guivant coordenou uma mesa de trabalho em Homenagem a Ulrich Beck. Na ocasião, além da Dra. Guivant houve a exposição dos professores José Luiz Cerveira (UFPR) e Pedro Jacobi (USP).

Durante o evento, no dia 19 de maio, houve também a apresentação do trabalho da pesquisadora do IRIS, Andreza Martins no GT10 – Teoria Social e Meio Ambiente: avanços e desafios –  sob o título “Conflito e Cooperação: reflexões sobre as histórias das relações entre humano e natureza”. Confira a programação completa do evento aqui.


A Revista Ambiente & Sociedade publicou neste mês de maio seu volume 18.1 Tendo como tema: Gênero e meio ambiente. Sob o editorial de Pedro Roberto Jacobi, Vanessa Empinotti e Renata Ferraz de Toledo a edição traz 12 artigos, contemplando temas de grande relevância no contexto da temática socioambiental contemporânea, como o manejo de áreas naturais e a importância dos saberes tradicionais locais; o controle social em políticas públicas de saneamento; governança da água; vulnerabilidade socioambiental em áreas urbanas e em práticas agrícolas, pesqueiras e florestais; o cultivo de organismos geneticamente modificados; alimentação orgânica; mercado de carbono; e práticas pedagógicas para o ecodesenvolvimento. Duas resenhas fecham ainda este volume. Acesse aqui a revista.


Community Table - NYU Dept. Food Studies. May 14, 2015

Community Table – NYU Dept. Food Studies. May 14, 2015

No dia 14 de maio a Coordenadora do IRIS, Professora Dra. Julia Guivant participou de um evento promovido pelo departamento de Nutrição, Estudos Alimentares e Saúde pública da New York University. O evento denominado “Community Table” consiste em um encontro em torno de uma grande mesa onde consumidores, empresários, pesquisadores e estudantes de alimentos juntam-se para trocar idéias e descobertas. O design é sempre uma mesa, uma conversa, onde o coletivo determina o conteúdo. Trata-se de uma ideia que o IRIS já está organizando para realizar na UFSC.