Abril

04/05/2015 14:41

Na última edição da revista acadêmica dos alunos de Ciências Sociais da UFSC – Café com Sociologia – V.4 n.1 Jan./abr. 2015 foi publicado um artigo da bolsista de iniciação científica do IRIS, Caroline Stresser. O artigo intitulado Onde sonham as formigas verdes: colonialismo, mercantilização e moralidades no filme de Herzog” é o resultado do PPCC (Pratica pedagógica como componente curricular) e foi produzido em coautoria com os discentes Natan Schmitz Kremer, Ana Luzia Garcia e Rachel Santos Abrão. O texto se propõe a análise do filme Onde Sonham as Formigas Verdes, do diretor alemão Werner Herzog. A produção se passa na Austrália, no período de colonização inglesa. O dilema central se dá por conta do desejo da empresa de mineração inglesa Ayres objetivar extrair urânio do território aborígene. As cenas evidenciam as distintas moralidades envolvidas nas distintas estruturações sociais, com distintas relações com tempo, dinheiro, trabalho e religiosidade.


 

2015-04-24 12.51.41

Dos dias 23 a 25 de abril a professora Julia Guivant e Maria Olandina Machado participaram do  Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial, em Cuiabá-MT, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-MT). O seminário teve por objetivo integrar os produtores rurais e o sistema judicial na discussão sobre os desafios e problemas enfrentados pelo agronegócio no mundo globalizado. Os temas abordados giraram em torno do panorama geral da macroeconomia no Brasil e no Mundo; o cenário agro mundial; políticas agrícolas; legislação ambiental; negócios jurídicos e o direito aplicado ao agronegócio e contou também com palestrantes dos Estados Unidos e União Europeia, bem como pessoas de renome nacional.

Lavoura de Soja em visita de campo em Campo-Verde-MT

Lavoura de Soja em visita de campo em Campo-Verde-MT

As integrantes do Iris também participaram de uma atividade especial do evento, destinada principalmente aos magistrados, que era a visita a uma das propriedades rurais do Grupo Bom Futuro, o maior produtor de soja individual do mundo. O grupo produz também milho, algodão e peixes em larga escala. Nesta saída de campo foi possível ver de perto a realidade do agronegócio.


Caroline, Pedro e Julia

Caroline, Pedro e Julia

 

No dia 14 de abril, na sede da OAB em Florianópolis, a equipe do Iris coordenada pela professora Julia Guivant, participou da terceira Reunião do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos – FCCIAT. Na primeira parte da reunião, após os comunicados gerais de alguns participantes, a pesquisadora da UFSC, Sara Agapito, fez uma apresentação sobre a atuação da CTNBio nas aprovações dos organismos geneticamente modificados. A segunda parte foi destinada à organização das quatro Comissões Temáticas do Fórum: Regulação, Impactos, Segurança Alimentar e Mercado. As comissões foram compostas por membros dos mais diversos segmentos presentes e estes escolheram o coordenador e o secretário de suas respectivas comissões. Além disso, os integrantes definiram as ações mais imediatas e encaminhamentos futuros.