Março

18/03/2015 12:10

 

Mesa do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos

Mesa Diretiva do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos

Dia 24 de março teve lugar a segunda reunião do “Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos(FCCIAT)No evento foi aprovado o Regimento Interno e a criação de quatro Comissões Temáticas sobre Regulação, Impactos, Segurança Alimentar e Mercado que subsidiaram o FCCIAT para estabelecer a metodologia básica de organização das atividades dos representantes de quase 60 organizações públicas e privadas que subscreveram o ato constitutivo da sua criação.

Nesta mesma plenária foi definido que a Coordenação Geral do FCCIAT será exercida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina (OAB/SC) por intermédio do Presidente da Comissão de Direito Agrário, Jeferson Rocha, tendo na Coordenação Adjunta a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na pessoa da Professora Dra. Julia Silvia Guivant – Coordenadora do Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade (IRIS) – e a Secretaria Executiva será conduzida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), por intermédio da Promotora de Justiça Greicia Malheiros da Rosa Souza – Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO). Veja mais informações clicando aqui.

Sob a coordenação da Professora Guivant foi aprovado um projeto de extensão na UFSC para o acompanhamento das atividades do FCCIAT. Além da Dra. Julia Guivant o projeto contempla duas bolsas de extensão para discentes de graduação. Os pesquisadores do IRIS estão confiantes quanto aos possíveis resultados do Fórum. Nas palavras da Professora Guivant: “Espero que este fórum nos ofereça um espaço para atuar e contribuir com otimismo em temas que estamos estudando faz tempo!”


IV-EICS

 

O membro do IRIS, Fábio Henrique Silva Luiz apresentou e publicou um artigo completo sob o título: “Grãos não transgênicos: a construção de um mercado a partir dos riscos” no Encontro Internacional de Ciências Sociais. O trabalho que pode ser consultado aqui é fruto do trabalho da bolsa de Iniciação Cientifica (IC) sob a supervisão da Professora Dra. Julia Guivant durante o ano de 2014.


14072_10205980705105561_7636375362981895977_n

Dia 16 de março às 9hs no Mini-Auditório do CFH/UFSC ocorreu a Defesa pública de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas  do pesquisador do IRIS  João Samarone Alves de Lima, sob o título “Tecnologias da informação e comunicação no caminho da sustentabilidade.” Fizeram parte da banca:  Profa. Dra. Gina Rizpah Besen – USP; Adilson Alves – Univ. Estadual do Oeste do Paraná, Campus Francisco Beltrão; Prof. Dr. Sérgio Luís Boeira; Profa. Dra. Luzinete Simões Minella; Prof. Dr. Luiz Fernando Scheibe – PPGICH; Além da Presidente/Orientadora Prof.ª Dra. Julia Silvia Guivant e o Co-orientador Prof. Dr. Selvino José Assmann. A tese recebeu muitos elogios e foi considerada aprovada. Parabéns ao Dr. João Samarone e seus orientadores.