Fevereiro

20/02/2015 11:49

 

Adilson na Conferencia Euro-Latinoamericana

Adilson na Conferencia Euro-Latinoamericana

Entre os dias 25 a 27 de fevereiro o pesquisador do IRIS, Prof. Dr. Adilson Francelino Alves participou da “Conferencia Euro-Latinoamericana” realizada na Cidade de Valência – Espanha, com a apresentação de dois trabalhos: “El desarrollo territorial heterocentrado y autocentrado: las experiencias de Unicafes y Capa” e “El Programa Nacional de Alimentación Escolar de Brasil y el papel del agente local en la promoción del desarrollo rural“. A conferencia se realiza no marco do projeto Universidades Estratégicas: Rede de Universidades para a promoção de planejamento estratégico participativo. O projeto é financiado pela União Europeia através do programa ALFA III e tem como objetivo fortalecer o rol das instituições de educação superior (IES), na promoção de processos de desenvolvimento econômico local inclusivos e equitativos nos seus territórios de atuação.


Da esquerda pra direita. Marília, Julia, Ricardo e Caroline

Da esquerda pra direita. Marília, Julia, Ricardo e Caroline

 

No  dia 26 de fevereiro às 14hs, nas dependências do IRIS, ocorreu a defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Sociais do integrante do IRIS Ricardo Francisco Paes, sob o título “A construção da qualidade: estudo sobre a legitimação do standard da lei de pureza alemã no mercado catarinense de cervejas”. Fizeram parte da banca a doutoranda Marília Luz David e a Dra. Caroline da Graça Jacques, além da orientadora Professora Dra. Julia Guivant. Com muitos elogios, o trabalho foi aprovado e recebeu 10 como nota final!

 

 


 

Manuela durante a apresentação em Liege

Manuela durante a apresentação em Liege

No dia 18 de fevereiro, às 14:30h, na sala de seminário 6, Faculdade de Direito e Ciência Política e Criminologia, Departamento de Ciência Política da Universidade de Liége ocorreu uma apresentação dos dados preliminares da tese da pesquisadora do IRIS Manuela Diamico, sob o título “The academic field of food production: a comparative study between Belgium and Brazil”Este trabalho e doutorado
sandwiche da pesquisadora é mais um dos frutos do convênio CAPES WBI – Bélgica entre o IRIS e o Centro de pesquisa Spiral sob a coordenação 
brasileira da Professora Dra. Julia S. Guivant (IRIS-UFSC) e coordenação belga do Prof. Dr. Sebastién Brunet (Spiral – Université de Liège).


 

Da esqurda para direita: Júlia Guivant, Pedro Jacobi e  Luisa Schmidt

Da esquerda para direita: Julia Guivant, Pedro Jacobi e Luisa Schmidt

Entre os dias 01 e 05 de fevereiro, a Coordenadora do IRIS, Prof. Dra. Julia Guivant coordenou em parceria com os também professores Pedro Roberto Jacobi (USP) e Luisa Schmidt (Universidade de Lisboa) o Grupo de Trabalho (GT) 100: Mudanças climáticas e Mudanças sociais – complexidades e urgências, no  XII Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa CONLAB e I Congresso da Associação Internacional de  Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSHLP). O evento ocorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Portugal. O GT versou sobre estudos direcionados as mudanças climáticas que estão hoje presentes em todos os programas e agendas econômicas, políticas, sociais e até religiosas. O quadro do problema discutido é dramaticamente reconhecido (atmosfera, água, desertificação, biodiversidade…) e as suas implicações sociais agravam todas as desigualdades no mundo.

Andreza Martins no XII CONLAB

Andreza Martins no XII CONLAB

Neste mesmo GT, em sua Sessão III, no dia 02 de Fevereiro, a bióloga, mestre em geografia, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e pesquisadora do IRIS Andreza Martins apresentou um trabalho intitulado “Oceanos, pesca e mudanças climáticas: o social em perspectiva”.