Junho

27/06/2014 08:57

No dia 27 de junho as integrantes do IRIS, Manuela Diamico e Maria Olandina Machado, participaram do evento de lançamento da rede STS da Bélgica, realizada no Irish College de Leuven. O evento teve por objetivo criar estratégias de criação e fortalecimento de uma rede acadêmica estável e dinâmica. Essa importante reunião contou com a participação de cerca de 30 representantes das principais unidades de pesquisa da Bélgica, além da colaboração internacional de professores da York University, Reino Unido, e da Maastricht University, Holanda. Mais informações no site: www.bsts.be.


No dia 18 de junho de 2014 as 9h, nas dependências do IRIS, ocorreu a qualificação do projeto de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política) do pesquisador Déberson Ferreira Jesus sob o título “Decisão política e controvérsias tecnocientíficas ambientais à luz da cosmopolitização: A relação entre o Brasil e a União Europeia na produção de cana-de-açúcar”. O projeto foi considerado aprovado com “Distinção e Louvor”. A banca foi composta pelos professores Dra. Julia S. Guivant (orientadora) (PPGSP/UFSC), Dra. Márcia Grisotti (PPGSP/UFSC) e Dr. Carlos Eduardo Sell (PPGSP/UFSC).


As integrantes do IRIS Maria Olandina e Manuela Diamico participaram nos dias 16 e 17 de junho da reunião de encerramento do ano do grupo SPIRAL da Universidade de Liége, na Bélgica. Evento este chamado de “Alway day”, onde são discutidos e avaliados trabalhos realizados e novas atividades, além de atividades que promovem a integração dos diversos pesquisadores internos e externos. Veja as fotos clicando aqui.


No dia 13 de junho ocorreu o workshop “A new approach to governing GM crops? Global lessons for the UK”, na Royal Society, Londres. Este workshop contou com a participação da coordenadora do IRIS, Dra Julia S.Guivant, e teve como objetivo apresentar a pesquisa coordenada pela Durham University (Dr. Phil Macnagthen e Dra Susana Carro Ripalda) e financiada pela The John Templeton Foundation, sobre pesquisa comparativa referente à situação dos transgênicos em Brasil, India e México. Nesta pesquisa foram estudados os pontos de vista de cientistas, agricultores, stakeholders e setores do público. Dois outros membros do IRIS estiveram presentes: as doutorandas Maria Olandina Machado e Manuela Diamico. Clique para visualizar o Programa, o Working paperapresentado e o Policy Brief referente à pesquisa. Veja as fotos clicando aqui.